Várzea Alegre vem apresentando avanços significativos nos índices educacionais, conforme revelado pelos resultados preliminares do SPAECE - Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará.
A avaliação externa, que mensura as competências e habilidades dos alunos do ensino fundamental e médio em língua portuguesa e matemática, foi realizada nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2023 em todas as escolas municipais.
De acordo com o levantamento divulgado nesta segunda-feira, 19 de fevereiro, pelo gerente do PAIC - Integral, Heriberto Menezes, os resultados apontam excelentes desempenhos nos 2º, 5º e 9º anos, nas disciplinas avaliadas. Vale ressaltar que os dados são preliminares e sujeitos a alterações, podendo ser oficialmente divulgados no próximo mês de março.
O prefeito Zé Helder diz que os resultados da educação varzealegrense, em constante crescimento, retrata a prioridade que sua gestão dar à educação, e a competência de todos os que trabalham na área, sempre com muito compromisso.
Os resultados por série são os seguintes:
2º ano:
Língua Portuguesa: 248,1
5º ano:
Língua Portuguesa: 255,7
Matemática: 271,2
9º ano:
Língua Portuguesa: 262,4
Matemática: 275
Heriberto Menezes destaca o crescimento nos índices, com incrementos em língua portuguesa no 2º ano (41,5 pontos), no 5º ano (9,7 pontos) em língua portuguesa e 8,2 pontos em matemática, e no 9º ano (3,4 pontos) em língua portuguesa e 23 pontos em matemática.
O profissional da Secretaria de Educação ainda apresenta dados comparativos de anos anteriores, destacando que os melhores resultados foram observados entre 2019 a 2022 e 2023, numa série histórica de 15 anos. Tais informações constam no CAED - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, sendo que a secretaria e as escolas estão analisando os dados, com a possibilidade de apresentar recursos contestando alguma informação.
O SPAECE continua a ser uma ferramenta essencial para monitorar o progresso educacional no município, e os resultados positivos refletem os esforços contínuos das instituições de ensino e da comunidade em prol da qualidade da educação.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Divulgação